Home / Sociedade / Portugueses estão a poupar mais, diz estudo
wherenext
WhereNext aumenta as recompensas à contratação (Foto: Pixabay)

Portugueses estão a poupar mais, diz estudo

A pandemia de Covid-19 afetou os rendimentos dos portugueses, que estão a poupar mais e mais cautelosos na forma como gastam o dinheiro. Cerca de 67% da população mostra-se agora mais preocupada com a sua estabilidade financeira.

O ‘EY Future Consumer Index’, um estudo realizado ao longo do mês de outubro pela consultora EY, foi divulgado esta sexta-feira. No total, 21 países a nível global responderam ao inquérito, que pretendia analisar as consequências da crise pandémica na vida dos cidadãos.

Segundo os resultados, 34% dos inquiridos portugueses sofreram cortes nos seus rendimentos mensais, em linha com 91% da população a admitir ter mudado a forma como faz as suas compras, 82% a alterar a forma como trabalham e 54% a escolher melhor os produtos que compram.

O estudo revelou também que cerca de 80% dos portugueses admitiu pensar mais onde gasta o seu rendimento, 67% assinalou estar a conseguir poupar mais e 66% diz estar a cortar em gastos desnecessários. No total, 71% dos inquiridos em Portugal refere que vai gastar menos dinheiro nesta época festiva.

É em relação à estabilidade financeira que o pessimismo sobressai, com 25% dos portugueses a confiar que tudo vai voltar ao normal dentro de dias ou semanas, em contraste com 45% a defender ser em alguns meses e 35% a acreditar ser em anos ou até mesmo nunca.

Em comunicado, Sérgio Ferreira, diretor executivo do departamento de experiência digital e do cliente da EY Portugal, salienta que o mundo assiste, neste momento, “a uma economia que resulta de novos hábitos de consumo e que privilegia a diminuição do contacto social próximo” e que, por isso, há um maior impacto na vida e no trabalho de cada indivíduo.