A Powerdot, um dos Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) de mais rápido crescimento na Europa, anunciou os seus planos para investir 140 milhões de euros no mercado francês até 2025. Este investimento significativo, anunciado durante a participação da Powerdot no evento Choose France Summit, em Paris, visa acelerar o crescimento da empresa e melhorar a infraestrutura para veículos elétricos em França através do conceito Destination Charging.
A Powerdot é uma das empresas portuguesas convidadas em 2023 a participar neste encontro, criado há cinco anos pelo presidente francês Emmanuel Macron, e que tem como objetivo apresentar e explicar às grandes empresas internacionais o que tem sido feito para promover a atratividade económica no território francês.
O investimento da Powerdot resultará na instalação de mais de 8.000 novos pontos de carregamento por todo o país, em supermercados, centros comerciais, lojas especializadas, hotéis, restaurantes e espaços empresariais, com foco em carregadores rápidos e ultra rápidos. Este número junta-se assim aos 1.200 pontos de carregamento implementados em França ao longo dos últimos dois anos.
Ao instalar e operar carregadores nos locais que as pessoas já frequentam diariamente, a Powerdot visa facilitar a mudança para os carros elétricos e ajudar França a atingir a sua meta de se tornar neutra em carbono até 2050.
O investimento da empresa vai também criar 66 novos postos de trabalho diretos no mercado e mais de 150 postos de trabalho indiretos no mercado francês. A iniciativa vai contribuir para o desenvolvimento de um futuro mais sustentável no país e ajudar a criar oportunidades de trabalho no setor da energia limpa.
“Estamos entusiasmados com o anúncio deste investimento significativo no mercado francês. O nosso compromisso com França e a responsabilidade partilhada em fornecer soluções de carregamento está no centro da nossa missão de acelerar a mobilidade sustentável. Com foco no conceito de destination charging, pretendemos desbloquear a adoção de veículos elétricos, fornecendo mais estações de carregamento em todo o país, em locais onde as pessoas vão com frequência. Este investimento é uma prova da nossa dedicação na construção de um futuro mais sustentável para França e para o mundo”, disse Luís Santiago Pinto, CEO da Powerdot.