Mónaco é o país com o metro quadrado mais caro. Portugal ocupa 30.º lugar.
Portugal continua a ser um dos países da Europa onde o setor imobiliário pratica preços mais baixos, apesar destes terem vindo a subir nos últimos três anos.
Segundo dados da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) citados pelo jornal Público, da lista de 38 países europeus Portugal ocupa a 30.ª posição, subindo cinco lugares entre 2013 e 2015.
O estudo foi elaborado a partir dos preços médios por metro quadrado de imóveis com cerca de 120 metros quadrados (equivalente a um T2), localizados nos centros das principais cidades europeias e disponibilizados pelo site Property Guide.
Os dados citados pelo Público mostram que o preço médio da habitação em Portugal rondou, em 2015, os 1963 euros por metro quadrado, mais 12% do que os 1741 euros registados em 2013.
“A valorização reflete o potencial e a credibilidade do mercado imobiliário português”, considera Luís Lima, presidente da APEMIP, citado pelo mesmo jornal.
Mónaco lidera
No topo da lista surge o principado do Mónaco, onde em 2015 o metro quadrado custava 44.522 euros. Seguem-se Reino Unido (25.575 euros) e França (13.639 euros).
Para o líder da APEMIP, a diferença de preços de Portugal para outros países como a Espanha, Itália, França e Reino Unido deve ser encarada como uma oportunidade de investimento, que pode beneficiar de “boas oportunidades nos mercados de reabilitação urbana, arrendamento e turismo residencial”.