Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioEmpresasPresidente quer CMVM mais supervisora

Presidente quer CMVM mais supervisora

Líder da CMVM diz que há “insensibilidade” na legislação perante os investidores.

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, criticou, esta quarta-feira, a “insensibilidade” perante os investidores da legislação sobre a resolução de bancos, defendendo que o órgão que dirige tenha mais poderes de intervenção nestes casos.
“Há uma insensibilidade da diretiva resolução bancária à proteção de investidores. (…) A entidade que tem a supervisão comportamental, a proteção de investidores, não tem qualquer poder de intervenção”, criticou Carlos Tavares, falando na Comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.
O responsável admitiu falhar da CMVM, mas rejeitou assumir a responsabilidade pelos erros de outras entidades.
“Nunca empurrei as minhas responsabilidades para ninguém. Nunca disse que não cometemos erros ou que não poderíamos fazer melhor. O que não posso é assumir responsabilidades que não me cabem”, acrescentou.
Em causa estão as críticas à CMVM devido às perdas dos investidores decorrentes das resoluções do BES e do Banif.
Carlos Tavares referiu, ainda, que apenas nos próximos anos, com a entrada em vigor da Diretora de Mercados de Instrumentos Financeiros (DMIF II) será possível proibir a comercialização de determinados produtos financeiros.
O responsável apelou, ainda, a um “maior equilíbrio entre autoridades de supervisão”, já que cada uma tem “interesses diferentes, mas todos legítimos”.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category