A Nortempresa, detentora das marcas Ydentik e Airquality, abriu, na passada quinta-feira, a primeira fábrica de perfumes portuguesa, em Braga, num investimento total de dois milhões de euros.
Em comunicado, a empresa refere que a unidade tem capacidade para produzir até 20 mil perfumes por dia e que está “preparada para desenvolver produtos ‘chave na mão’, com recurso a laboratório próprio”, produzindo para as suas marcas, mas também “para terceiros”.
“É muito importante para Braga a abertura desta fábrica inovadora e única no país, que vai criar postos de trabalho altamente qualificados e permitirá a Portugal entrar no mercado internacional da produção de perfumes, concorrendo com outros grandes players do setor na Europa”, refere em comunicado Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, que “acompanhou e apoiou as várias fases do projeto”.
O projeto conta apenas com capital nacional e tem financiamento do Portugal 2020, contando ainda com as colaborações da Universidade do Minho, do Instituto Politécnico de Bragança e do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.