Já está a ser transportada para o alto mar a primeira plataforma flutuante daquele que será o primeiro parque eólico flutuante da Europa continental, ao largo de Viana do Castelo.
A estrutura do projeto Windfloat Atlantic saiu do Porto de Ferrol, em Espanha, e será instalada a 20 quilómetros da costa em Viana do Castelo.
“Quando estiverem prontas para entrar em fase operacional, as três estruturas flutuantes vão medir 30 metros de altura e terão uma distância de 50 metros entre si”, refere a EDP numa nota divulgada no seu website.
Nos próximos meses, as duas outras plataformas também serão transportadas para a localização final.
Ao todo, o parque terá uma capacidade instalada de 25MW, capaz de produzir eletricidade suficiente para abastecer cerca de 60 mil habitações por ano.
O projeto Windfloat Atlantic será o primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo, aproveitando os recursos eólicos em águas profundas.
O projeto está a ser levado a cabo pelo consórcio Windplus, que inclui a EDP Renováveis (54,4%), a Engie (25%), a Repsol (19,4%) e a Principle Power Inc. (1,2%).
O parque terá três turbinas eólicas alicerçadas em estruturas flutuantes, que estão presas apenas por correntes ao leito do mar, a cerca de 100 metros de profundidade.