Por: Diana Mendonça
A procura dos transportes públicos urbanos registou um aumento de 95% entre janeiro e junho, face ao mesmo período em 2021. Os dados provisórios divulgados pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) referem-se ao Metropolitano de Lisboa, ao Metro do Porto e à Soflusa/Transtejo.
Apesar do crescimento, o MAAC revela que a procura pelos transportes públicos ainda está aquém dos valores verificados em 2019, no período pré-pandemia.
“Analisando a procura mensal, regista-se uma tendência para a recuperação do uso da maioria destes meios de transporte entre janeiro e junho deste ano, pese embora os meses de abril e junho denotem o impacto das férias escolares”, aponta a nota.
De acordo com os dados do MAAC, o número de passageiros transportados entre janeiro e junho deste ano foi de 100.816 face aos 51.640 transportados no mesmo período em 2021. Se olharmos para os dados de 2019, entre janeiro e junho foram transportados 132.819 passageiros, cerca de 32 mil passageiros transportados a mais dos registados agora.
Segundo os dados do Ministério, entre 2019 e 2021, foram mobilizados 662 milhões de euros para os transportes públicos, através do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP) e de dotações extra para manter a oferta durante o período de pandemia.
Para 2022, está previsto um verba de 20 milhões de euros para PROTransP e 138,6 milhões de euros para o PART, a este valor pode acrescer mais 100 milhões de euros, tendo em conta a necessidade de assegurar os níveis de oferta dos transportes públicos abrangidos neste programa.