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Carlos Santos, fundador da Martkets Corner
Carlos Santos, fundador da Martkets Corner (Fonte Divulgação)

“Temos muito orgulho em estarmos presentes em locais emblemáticos das principais cidades do país” – Carlos Santos

Por: Ana Vieira


Tudo começou para a Markets Corner, em 2013, quando o empresário fundador Carlos Santos olhou para o Mercado da Foz, no Porto, e viu uma oportunidade de negócio num espaço emblemático. A Hamburgueria do Mercado foi o primeiro de sete espaços que a empresa já contabiliza.

Em declarações à PME Magazine, o fundador da Martkets Corner, Carlos Santos, destaca a importância de revitalizar “os centros das cidades e recuperando espaços com história que tinham vindo a perder importância”, mas também sobre a necessidade de valorizar a carreira na restauração que enfrenta dificuldades, principalmente ao nível da contratação. 


PME Magazine (PME Mag.) – Que fatores tem em conta a Markets Corner quando abre um novo espaço para conseguir o equilíbrio entre tradição e inovação? 
Carlos Santos (C. S.) – Os dois fatores que refere são, sem dúvida, bastante importantes para nós, procuramos constantemente melhorar esse equilíbrio fundamental para o sucesso em espaços como aqueles em que nos encontramos integrados. Os nossos conceitos, todos eles desenvolvidos internamente, têm naturalmente em consideração outros fatores, como a localização e o seu potencial de crescimento, daí termos apostado desde sempre em Mercados ditos “tradicionais” que, felizmente, estão a revelar uma dinâmica e força incríveis, revitalizando os centros das cidades e recuperando espaços com história que tinham vindo a perder importância, precisamente pela falta de inovação, durante muitos anos foram perderam parte da função que cumpriam, o que levou ao abandono e falta de investimento. Temos muito orgulho em estarmos presentes em locais emblemáticos das principais cidades do país, e nesse sentido, temos procurado contribuir, investindo e oferecendo conceitos que vão de encontro à procura, sempre acrescentando valor e diferenciação de modo a tornarmo-nos únicos.

PME Mag. – O Ervilha Bar, no Mercado da Foz (Porto), é o mais recente espaço em funcionamento. O que oferece de diferenciador este local?
C. S. – Além de estar localizado num espaço emblemático da cidade que nós requalificámos e valorizámos, no Mercado da Foz, onde funcionam os Lavadouros da Foz, outrora com um uso muito importante, o Ervilha Bar oferece aos consumidores uma lista diversificada e diferenciadora de bebidas num ambiente descontraído e cuidado. É o local que faltava na cidade do Porto para um after work ou para poder aproveitar com a família ao fim-de-semana, onde além das bebidas típicas de um bar temos algumas sugestões de acompanhamento como tábuas de queijos e enchidos.


PME Mag. – Vários empresários queixam-se da dificuldade em contratar para a área da restauração. Também sentem esta dificuldade? A legislação do setor poderia ser melhorada? 
C. S. – De facto, a área da restauração enfrenta várias dificuldades a nível de contratação de mão de obra e tal como outros empresários do setor, também enfrentamos desafios na contratação de profissionais qualificados. Felizmente temos conseguido manter as nossas equipas, resultado da aposta no bom ambiente de trabalho e na valorização das pessoas que trabalham connosco.

Claramente está haver uma procura superior à oferta, mesmo havendo cada vez mais jovens a apostar numa carreira profissional na área da Restauração e Hotelaria, daí ser importante valorizar cada vez mais as pessoas, mas a carga fiscal em Portugal é muito elevada. Temos programas de incentivos e prémio de objetivos e desempenho, mas já me aconteceu trabalhadores virem ter comigo a dizer que não percebiam como com prémio receberam o mesmo ou menos do que o habitual.

Penso que se deviam criar medidas para incentivar e tornar o setor mais atrativo, com maior valorização das carreiras e aposta na formação, a restauração é uma área muito nobre e cumpre uma função também ela social. E Portugal era conhecido indiscutivelmente pela sua hospitalidade e simpatia, espero que não percamos essa “marca”, precisamos de mais pessoas na restauração.

 

PME Mag. – Quantas pessoas trabalham atualmente na Markets Corner e quais as características principais que procuram num funcionário?
C. S. – Atualmente, a equipa da Markets Corner é composta por cerca de 40 profissionais dedicados, que trabalham em diversas áreas da nossa empresa, desde o atendimento ao cliente até à gestão de espaços e marketing.

Ao procurar novos membros para a nossa equipa, valorizamos uma série de características que acreditamos ser fundamentais para o sucesso não apenas do indivíduo na sua função, mas também para a contribuição de um ambiente de trabalho positivo e à cultura da empresa como um todo. Procuramos pessoas que se destaquem pela proximidade com o cliente, capacidade de trabalho em equipa, empatia, iniciativa e proatividade e que se identifiquem com os valores da empresa.

 

PME Mag. – Durante o ano de 2024 têm mais algum espaço previsto para abrir?
C.S. – Estamos a trabalhar arduamente na abertura de mais espaços ainda este ano, mas como ainda estamos em fase de projeto, não podemos divulgar de momento. Mas serão conceitos que procuraremos um bom equilíbrio entre tradição e inovação.