O Acelerador 5G – Programa de Inovação, promovido pela NOS e pela Amazon Web Services (AWS), contou com cerca de 50 candidaturas. Após a deliberação dos projetos as 15 startups finalistas foram conhecidas e os melhores projetos podem ser alvo de investimento por parte do Fundo NOS 5G.
Após a fase de candidaturas, que contou com cerca de 50 startups inscritas, o Acelerador 5G – Programa de Inovação já tem finalistas representantes das mais diversas áreas como a Saúde, a Indústria, o Ambiente, as SmartCities, o Entretenimento e o Turismo, sendo que em todas elas o fator comum é a utilização de “diferentes tecnologias que podem vir a ser exponenciadas pela quinta geração de redes móveis”.
O programa encontra-se na segunda fase que consiste num bootcamp de dois dias – 6 e 7 de maio – em que o objetivo é “perceber melhor as potencialidades da nova tecnologia e aplicações que o 5G pode vir a ter”.
Para além disso, a oportunidade de integrar esta etapa da competição permite “fomentar o conhecimento mútuo dos participantes, alinhando os objetivos e trajetórias do desenvolvimento das ideias e negócios com as metas do programa”, como se lê em comunicado.
A partir do dia 21 de maio, dá-se início à fase de mentoria que se baseia não só “no acompanhamento dedicado de especialistas NOS, AWS e parceiros”, como também em “webinars, sessões de networking e de open innovation, e ainda, talks de especialistas na tecnologia 5G, empreendedorismo e capital de risco”.
Através deste programa tanto a NOS como a AWS pretendem contribuir e apoiar na “construção de um ecossistema empreendedor nacional, liderando a transformação digital e potenciando a criação de oportunidades” no mundo da tecnologia em Portugal.
A fase final do concurso está prevista para dia 30 de junho e conta com a “dinamização de um Demo Day e a apresentação pública das startups finalistas a potenciais parceiros e investidores”.