Home / MERCADO / Economia / Programa Novo Rumo a Norte ajuda PME
reunião empresas economia mercado PME
Projeto Novo Rumo a Norte ajuda PME (Foto: Pexels)

Programa Novo Rumo a Norte ajuda PME

A 2ª edição do programa Novo Rumo a Norte, desenvolvido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), já se encontra a funcionar. As PME podem recorrer a este projeto para se adaptarem à nova realidade trazida pela pandemia covid-19.

O programa Novo Rumo a Norte, que visa apoiar as micro e PME do norte do país, abriu a sua 2ª edição. O projeto conta com a participação de mais 500 empresas nortenhas e tem como objetivo principal ajudá-las “no seu processo de crescimento, através da capacitação em fatores críticos de competitividade”, e ainda em “potenciar o desenvolvimento de produtos e serviços, através de processos e modelos de negócio inovadores e da melhoria da comunicação”, pode ler-se numa nota deixada no site.

Com a pandemia covid-19, as PME foram obrigadas a transformar-se perante uma nova realidade. Muitas empresas que se juntam ao programa, por terem sofrido quebras no volume de negócios, precisam de procurar novas estratégias de negócio e comunicação.

De acordo com uma entrevista dada à RTP, Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, constata que “as nossas empresas, não são empresas que produzam ou que sejam competitivas com a produção em escala. Mas têm que se distinguir pela nossa capacidade de inovação”.

O Novo Rumo a Norte pretende através do networking, da formação e ações de consultoria ajudar a promover os negócios das PME, independentemente de o setor onde estas atuam.

De acordo com os dados disponibilizados pelo programa, cerca de 100 PME “já beneficiaram da informação, metodologias e ferramentas disponibilizadas no âmbito do projeto”.