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A iniciativa Projetos de Impacto, da Santa Casa e do Banco Montepio, promove a Inovação Social (Foto: Divulgação)

Projetos de Impacto financia Inovação Social

Projetos de Impacto, da Santa Casa e do Banco Montepio, com investimento de um milhão de euros para o programa Portugal Inovação Social. 

Projetos de Impacto, é uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia e do Banco Montepio, pertencente ao programa Portugal Inovação Social, e terá um investimento avaliado em cerca de 1.350.000€. Para já, são nove as candidaturas propostas a ser desenvolvidas, dois Títulos de Impacto Social e sete Parcerias para o Impacto.

O projeto compreende o financiamento de projetos inovadores em várias áreas sociais, com o objetivo de formular respostas inovadoras aos desafios sociais e ambientais, formando uma cooperação entre os recursos de investimento do setor privado com as áreas prioritárias de intervenção definidas pelo setor público.

A iniciativa reforça uma estratégia da Santa Casa relativamente ao setor da Inovação e da Economia Social, num contexto de pandemia que torna mais complexos os desafios de áreas como a educação, a digitalização, o envelhecimento ativo, a cultura, a empregabilidade e a saúde.

Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, afirma que a instituição se irá manter “fiel à sua missão e história”, pondo em prática toda a sua “capacidade de adaptação a cada época e às várias oportunidades que dela advêm”.

Já o Presidente da Comissão Executiva do Banco Montepio, Pedro Leitão, assume o compromisso de “contribuir para uma sociedade mais transparente, mais justa e sustentável”.

As Parcerias para o Impacto, incluídas nesta iniciativa, irão financiar a criação de sete projetos como “O Mundo é o meu Bairro”, o “WeGuide”, “55+ Scaling for Impact”, “Skoola – Escola de Música Urbana e Contemporânea”, “Impulso”, “Robot PEPE” e ainda “Na minha Praceta”, inseridos nas áreas acima referidas. Por sua vez, os Títulos de Impacto Social, irão financiar dois projetos inovadores nas áreas da educação, digitalização e gamificação. Os dois projetos escolhidos são o “Ubbu – code literacy em Lisboa” e o “Gamezone Lisboa”.