Por: Ana Rita Justo
Chama-se SelfieCombo e quer ser a aplicação que reinventa o conceito das selfies numa rede social… privada. Pedro Santos Martins, cofundador, explica à PME Magazine este novo projeto português que agora procura por investidores.
A SelfieCombo nasceu da cabeça de Pedro Santos Martins e foi depois materializada com os cofundadores Eva Vasques, Tiago Salvado e Rodrigo Rapozo, todos da área das tecnologias da informação. Passado um ano a desenvolver o projeto, a ideia é reinventar o conceito das selfies de grupo, numa rede social que se quer privada.
A ideia surgiu há três anos, quando Pedro estava em Madrid. Assim que voltou desafiou o amigo de longa data Tiago a montarem os dois o projeto.
“Percebemos logo que só os dois não íamos conseguir levar o projeto para a frente e, em junho de 2018, a Eva e o Rodrigo integraram o projeto e conseguimos então avançar”, confessa o cofundador Pedro Santos Martins, em entrevista à PME Magazine. O investimento inicial foi todo com capitais próprios, num total de 150 mil euros.
Como funciona, então, esta nova aplicação?
“Os utilizadores têm a possibilidade de criar selfies estáticas ou animadas com outras pessoas, em tempo real e à distância, onde estas podem ser partilhadas no próprio feed da SelfieCombo ou em qualquer outra rede social”, começa por explicar o responsável.
O que diferencia esta de outras redes é mesmo o facto de ser “uma rede social privada”, que “permite que os utilizadores possam partilhar o seu conteúdo apenas com as pessoas que querem, sem estarem a expor-se a redes sociais públicas, onde são bombardeadas com convites de desconhecidos, sugestões, anúncios”, ficando ao critério de cada um caso queira fazê-lo ou não.
A privacidade é aqui, portanto, um conceito chave, pois cada pessoa só irá conectar-se efetivamente com quem conhece.
No local onde estejam, cada pessoa faz uma selfie e a app faz a fusão das mesmas numa única selfie, o chamado combo, em que todos os amigos aparecem. O mesmo também é possível fazer através da combinação de gifs.
A app pode ser utilizada a partir dos 12 anos, sem limite de idade, mas com o público-alvo definido entre os 18 e os 35 anos.
Tendo como parceiro tecnológico a Amazon Web Services, que recentemente investiu 50 mil euros na aplicação, a SelfieCombo conseguiu, no final do ano passado, lançar-se no mercado com uma versão inicial da aplicação, tendo sido selecionada para participar no “Alpha Startup Programme”, uma iniciativa da Web Summit que permite às jovens empresas demonstrarem as suas ideias, produtos e inovações num dos maiores palcos tecnológicos mundiais.
O responsável faz um balanço positivo desta participação: “A interação que tivemos com clientes e o percebermos que o mercado valida o conceito foi o mais gratificante”.
Uma app para pessoas e para empresas
Com uma grande apetência para o mercado do consumidor final, a verdade é que a SelfieCombo quer também chegar às marcas através dos eventos públicos, maioritariamente focados nas “marcas que pretendam fazer uma aproximação aos seus consumidores de forma única”.
Com este modelo ainda em desenvolvimento, explica Pedro Santos Martins, os utilizadores “vão passar a poder submeter as suas selfies diretamente para o evento dessa marca e, em troca, receberem prémios, como descontos online”.
Para o cofundador, o que está em causa aqui é um “projeto ambicioso de transformação do mercado da publicidade e da forma como as marcas interagem com os seus seguidores”, pois trata-se de “conteúdo real”.
Além disso, os utilizadores também podem criar os seus próprios eventos privados, como férias em família, ou aniversários.
Massificar em 2020
O lançamento em novembro permitiu à SelfieCombo chegar ao final de 2019 já com mais de mil utilizadores da aplicação, a maioria portugueses mas já com utilizadores de “quatro ou cinco países diferentes”, adianta.
Para escalar, os cofundadores procuram agora investidores externos que queiram ajudar a massificar este novo movimento.
“Tivemos abordagens de vários investidores e estamos neste momento em negociações. Vamos agendar diversas reuniões para testar a nossa solução de eventos que vai revolucionar a forma como as marcas vão interagir com os seus consumidores daqui em diante.”
Para 2020, a aplicação surgirá com novas funcionalidades, nomeadamente a possibilidade de comentar o conteúdo que vai aparecendo no feed.
A aplicação está disponível de forma gratuita para Android e IOS.