Home / Empresas / EDP alerta que queda nos preços da eletricidade condiciona investimentos
EDP Renováveis preços da eletricidade
(Foto: EDP Renováveis)

EDP alerta que queda nos preços da eletricidade condiciona investimentos

Em causa, diz administrador da EDP, está o desenvolvimento das energias renováveis.

 

António Coutinho, administrador da EDP, alertou, esta terça-feira, que a queda contínua dos preços da eletricidade na Europa está a pôr em risco novos investimentos no setor.

“A 18 euros por megawatt hora não é possível fazer qualquer tipo de investimento”, disse António Coutinho, referindo-se ao preço médio de venda da eletricidade quando as renováveis abasteceram Portugal durante quatro dias.

O administrador da elétrica falava, segundo a agência Bloomberg, numa conferência sobre energia em Londres.

“As renováveis são vítimas do seu próprio sucesso. Se todas as renováveis estão a produzir a dado momento, e não existirem custos variáveis, então o mercado começa a comportar-se de forma incorreta. A atual moldura não está a funcionar. É preciso encontrar formas de resolver isto”, acrescentou.

António Coutinho alertou ainda para o facto de as energias renováveis não poderem produzir constantemente e de não haver soluções de armazenamento, o que faz com que seja necessário manter a produção de eletricidade através das centrais hídricas e térmicas.

Nesse sentido, o responsável defendeu que os decisores políticos devem estar atentos ao facto de o crescimento da energia solar e eólica poder pôr em causa novos investimentos e a manutenção das centrais de energia.