Home / Empresas / Empreendedorismo / “Queremos criar oportunidades de negócio no transporte de mercadorias e mudanças” – Bruno Barroso
Bruno Barroso - sócio fundador da fretx mercadorias
Bruno Barroso, sócio-fundador da Fretx (Foto: Divulgação)

“Queremos criar oportunidades de negócio no transporte de mercadorias e mudanças” – Bruno Barroso

A Fretx nasceu em 2020, em Portugal, por empreendedores brasileiros, para inovar o setor do transporte de mercadorias e de mudanças com uma plataforma online que liga fornecedores a clientes ao preço considerado mais justo. No início deste ano, esta startup foi adquirida pelo grupo Integer Consulting para acelerar a expansão para o território português. Em entrevista à PME Magazine, o sócio-fundador Bruno Barroso fala sobre os planos do negócio para Portugal.

PME Magazine – Como nasceu a Fretx?

Bruno Barroso – A Fretx foi criada em 2020, durante a pandemia, e surgiu da dificuldade sentida pelos seus criadores em encontrar um serviço de transporte e de mudanças profissional disponível e a um preço justo no mercado. Eu e o Thiago Dieb somos a cara do projeto e os responsáveis por idealizar e concretizar a Fretx. A necessidade estava identificada, o know-how técnico existia, ambos trabalhamos na área da tecnologia há mais de 10 anos. Por isso, aproveitámos a nossa veia empreendedora para criar um conceito rentável para a marca e para o negócio, e encontrar os parceiros certos.

PME Mag. – Quem desenvolveu a vossa plataforma?

B. B. – Eu e o Thiago Dieb temos uma vasta experiência na área da tecnologia há mais de 10 anos. O Thiago Dieb possui a sua carreira profissional consolidada em tecnologias de informação, mas sempre deu asas à sua vertente de empreendorismo, criando assim uma empresa no setor da alimentação, e outras duas startups direcionadas ao comércio. Passou, ainda, passagem pelos principais órgãos públicos brasileiros, assim como pelas principais empresas do ramo energético em Portugal.

PME Mag. – Como se diferencia das demais?

B. B. – A Fretx já tem mais de 800 transportadores registados na plataforma e já foram enviadas mais de 4.000 propostas. É a única plataforma dedicada a este segmento e a criar um elo de ligação entre o transportador e o cliente a operar em Portugal. A Fretx tem o objetivo de unir o cliente que precisa de um serviço de transporte de mercadorias com o profissional que pode atender a esse cliente. O processo para utilizar a plataforma é simples: o cliente vai apresentar a vossa necessidade aos transportadores registados na Fretx; de seguida o cliente irá receber diversas propostas para que ele possa escolher o transportador mais adequado a atender às suas necessidades. É a primeira plataforma de prestação de serviços a usar a tecnologia de chatbot para facilitar a experiência do cliente, desde o momento do pedido de cotação aos transportadores, até à contratualização do serviço. Os planos para o futuro são incorporar o machine learning e a inteligência artificial na plataforma, para facilitar a escolha entre clientes e transportadores.

É a única plataforma dedicada a este segmento e a criar um elo de ligação entre o transportador e o cliente a operar em Portugal.

PME Mag. – Que mudanças houve desde que integraram o grupo Integer Consulting?

B. B. – A união da Integer com a Fretx deu-se no início de 2021. O objetivo da Fretx é a expansão para todo o território português, inovar e criar oportunidades de negócio no setor dos transportes de mercadoria e mudanças em Portugal, gerar emprego e, consequentemente, ter lucro. Para isso acontecer, teríamos de assegurar a contratação de novos talentos, por exemplo na área de gestão, comunicação, marketing e tecnologia. Esta parceria será uma mais-valia para ambas as empresas a médio e longo prazo.

PME Mag. – Em Portugal, quantas pessoas empregam?

B. B. – Atualmente, a equipa da Fretx divide-se entre Portugal e o Brasil. Em Portugal, a equipa conta com cinco pessoas e no Brasil conta com mais três pessoas de diversas áreas e especialidades.

PME Mag. – Quantos transportadores têm ativos na vossa plataforma em Portugal?

B. B. – Já possui mais de 4.000 propostas e mais de 800 transportadores, sendo uma ótima oportunidade de negócio para o setor de transportes em Portugal, pois gera emprego nos mais variados distritos do país e, consequentemente, lucro.

PME Mag. – Quanto esperam faturar em Portugal este ano?

B. B. – A Fretx completou recentemente seu primeiro ano de existência e, neste primeiro momento, estamos a validar o nosso modelo de monetização e a focar-nos em ganhar tração, por isso ainda não temos uma faturação considerável mas estamos a crescer todos os meses na nossa base de clientes, transportadores e negócios.

PME Mag. – Quais os próximos passos da empresa?

B. B. – O principal objetivo até o final de 2021 é ampliar a atuação para a Madeira e para os Açores, assim como iniciar a expansão para outros países da Europa mais próximos de Portugal.