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Reclamações de burlas nas redes sociais disparam 654%

Por: Maria Carvalhosa 

As reclamações relacionadas com burlas em lojas das redes sociais dispararam, entre janeiro e maio deste ano, para 654%, face a 2021, segundo revela uma análise do Portal da Queixa. 

Entre as redes sociais com maior número de reclamações estão o Facebook (60%) e o Instagram (29%).

As reclamações registadas na plataforma revelam que existem inúmeros casos de burlas online efetuados através das lojas existentes no Facebook e no Instagram, e que estão a levar centenas de consumidores ao engano.

Encomendas que não chegam, dificuldade de contacto com os vendedores e lojas que deixam mesmo de existir, são os principais motivos denunciados nas queixas.

“A facilidade com que se cria uma loja online nestas redes sociais origina a que pessoas mal intencionadas encontrem aqui uma forma fácil e rápida de enganar os consumidores, sobretudo os menos informados, que são um alvo mais fácil de cair neste esquema”, sublinha Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa.

Segundo alerta este portal, a falta de literacia digital dos consumidores origina grande parte dos casos de burla online.