O valor pago pelo Governo britânico destina-se a ajudar as empresas mais afetadas pela crise pandémica, nomeadamente nos setores do retalho, alojamento e lazer.
O Executivo britânico anunciou a distribuição de subsídios aos setores de atividade mais afetados pela Covid-19, num valor total de 4,5 mil milhões de libras, o equivalente a cerca de cinco mil milhões de euros. As principais áreas de negócio abrangidas pela compensação são o retalho, alojamento e lazer.
Numa época marcada pela implementação de um confinamento de seis semanas, o Governo britânico pretende que a medida alcance mais de 600 mil negócios de todo o Reino Unido.
Individualmente, o apoio a ser atribuído pode alcançar as nove mil libras para as grandes empresas (cerca de dez mil euros), seis mil libras para as de média dimensão (mais de 6.600 euros) e quatro mil libras para as pequenas empresas (quase 4.500 euros).
Em comunicado, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, referiu que este apoio irá ajudar as empresas a “superar” os meses de confinamento, da mesma forma que permite a manutenção dos empregos dos trabalhadores até à reabertura dos estabelecimentos.
Também o chanceler Rishi Sunak tornou pública a existência de um fundo de 594 milhões de libras (cerca de 657 milhões de euros) destinado às restantes empresas e pequenos negócios que não estão abrangidos neste apoio inicial.