Os profissionais de recursos humanos enfrentam um ano marcado por incertezas em que apenas terão opções de contratação dependendo do setor em que operam. Segundo o Relatório Salarial Global da Robert Walters, existem diferentes tendências para esta área.
O relatório contém informações salariais, conselhos de contratação e análise do mercado de trabalho com base em contratações feitas pelas equipas globais de recrutamento do Grupo Robert Walters.
Contém, também, assuntos relevantes para empresas e profissionais, elencando ideias como: novas tecnologias, hábitos de trabalho, tendências de contratação e remuneração, conciliação entre vida profissional e familiar, motivação no trabalho, ambiente de trabalho, orientação de carreira profissional, liderança e inovação na área de talentos e RH.
“Com a incerteza económica causada pelo aumento da inflação e a alta da energia, vemos que muitas empresas reestruturaram as suas forças de trabalho. Isso se traduz em menos contratação de profissionais de RH em nível de especialista. Porém, é preciso contar com profissionais mais bem preparados e com mais experiência em alta e média gerência“, afirma Susana Costa, senior manager de RH na Robert Walters Portugal.
Segundo o estudo, os dois perfis mais procurados são o de HR Business Partner, que é a posição mais procurada pelos gerentes de nível médio, onde têm um papel diferente nas empresas em cada contexto económico, e o de HR Manager, o cargo onde a pessoa gere toda a área de recursos humanos.
O relatório revela ainda que, em 2023, e com a atual incerteza na situação económica, os salários deverão manter-se aos níveis de 2022.