A Associação de Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em parceria com o Governo, vai criar uma nova marca para agregar todos os restaurantes portugueses espalhados pelo mundo.
Segundo a edição digital do Dinheiro Vivo, o projeto conta com o apoio das embaixadas portuguesas, que estão a identificar os espaços, devendo arrancar em países como a Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e Brasil.
“São países onde existem fortes relações com Portugal e que também são fortes emissores de turistas para Portugal”, sublinha José Manuel Esteves ao mesmo site, diretor-geral da AHRESP.
Inicialmente, o projeto contará com 15 estabelecimentos de cada um destes países, num total de 75, esperando-se no curto prazo “alargar a rede de restaurantes portugueses no mundo aos cinco continentes”, acrescenta o responsável.
Além de servir refeições, os restaurantes que entrem neste projeto terão mercearias com produtos portugueses, os mesmos que serão servidos à mesa, para os seus clientes.
A AHRESP estima que haja milhares de restaurantes portugueses no mundo, mas os que integrarem esta marca terão de cumprir certos requisitos, nomeadamente a utilização de produtos endógenos com interesse gastronómico, a promoção de receitas tradicionais portuguesas, entre outras.
Os restaurantes estarão identificados à entrada com a insígnia da marca.