Home / Empresas / Empreendedorismo / Rise for Impact atribui prémios para acelerar projetos na área social e da saúde
Rise for Impact
Vencedor do programa será anunciado em maio de 2023 (Foto: Unsplash)

Rise for Impact atribui prémios para acelerar projetos na área social e da saúde

Por: Diana Mendonça

Já estão abertas as candidaturas para o Rise for Impact que visa premiar 10 projetos inovadores na área social e da saúde.

As dez startups finalistas terão acesso a uma formação, oportunidades da Casa do Impacto e a uma bolsa mensal de mensal de 691,7 euros assim como outros prémios do programa.

“Para todos os participantes da aceleração está garantido o acesso a uma comunidade de empreendedores de impacto, investidores, mentorias de empreendedores e empresas de impacto e ainda há 10,5 mil euros para distribuir pelos três vencedores, que serão anunciados em maio de 2023”, refere a Casa do Impacto em comunicado.

O programa da Casa do Impacto, hub de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia, atribuirá aos três finalistas 1500 euros pela passagem à fase final assim como um pacote de mentoria, horas de acompanhamento e acesso ao espaço de incubação, que perdura até quatro meses após o final do programa.

O vencedor do programa será anunciado em maio de 2023 e será atribuído um prémio de três mil euros para o primeiro classificado, dois mil euros para o segundo e mil euros para o terceiro.

Paralelamente a este programa, a Santa Casa da Misericórdia lançou o programa Triggers, destinado a projetos no âmbito do ambiente, e o programa Santa Casa Challenge, que se destina a cumprir o desafio anual de inovação social proposto pela Organização das Nações Unidas.

Alguns dos vencedores das edições passadas foram a Spot Games, que promove uma intervenção nas escolas através de jogos, a ImpactOn, que seleciona projetos de impacto existentes e ajuda a adaptar esses mesmos projetos a outros contextos e locais, a EqualFood Co., que tem como objetivo acabar com o desperdício alimentar e a Glooma, que desenvolveu um dispositivo para rastreio doméstico do cancro da mama.

“O RISE é um programa com provas dadas e que nos últimos quatro anos já impactou mais de 120 projetos de impacto em Portugal e mais de 200 empreendedores que tiveram a oportunidade, em pelo menos uma fase do programa, de melhorar os seus projetos, receber o apoio e feedback de uma comunidade de fazedores com experiência, ter acesso a oportunidades de financiamento e de networking com algumas das mais importantes organizações e personalidades do setor. A Casa do Impacto tem a ambição de continuar a apoiar mais empreendedores e projetos que respondam aos vários, e cada vez maiores, desafios que a nossa sociedade enfrenta. Nesta nova edição do RISE vamos promover encontros com empresas – cada vez mais orientadas para o Impacto – reunir com especialistas, melhorar a nossa rede de mentores, garantir o acesso ao nosso fundo +PLUS e proporcionar a participação em eventos relevantes do sector aos dez projetos que chegarem à fase de aceleração”, explica Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

As candidaturas ao programa podem ser feitas no site da Casa do Impacto até 15 de setembro.