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  • Saiba como melhor lidar com o stress no trabalho

    Siga as dicas de Terry Beehr, diretor do Programa Industrial/Organizacional na Universidade de Michigan sobre como lidar com o stress.

  • Cuide de si

    Segundo Beehr, uma maneira de reduzir o stress é reduzir a tensão. Procure ajuda profissional ou pratique atividades para relaxar, como o ioga, divirta-se com amigos, leia ou faça jardinagem.

  • Mude a sua frequência mental

    Pare e respire fundo. Este pequeno exercício não só ajuda a acalmar-se, mas também a prevenir explosões de raiva ou a dizer algo de que se possa arrepender. Identifique e controle as suas emoções negativas, tire um minuto e pense em como se sente.

  • Resolva as suas preocupações

    Identifique as situações de stress e pense como pode resolver o problema. Por exemplo, se se sente stressado por causa de um projeto, considere uma pessoa que possa ajudá-lo.

  • Pratique a gratidão

    Pense numa coisa pela qual se sente grato no trabalho – mesmo que seja algo simples como pelo facto de o seu chefe comprar água engarrafada ou bolachas. Sempre que algo de bom aconteça no trabalho, escreva sobre isso e volte a ler no fim do dia.

  • Conviva com bons colegas

    Muitos locais de trabalho são “em cadeia”, ou seja, locais onde os colegas de trabalho estão em constante stress e se queixam, “contaminando-se” uns aos outros. Procure conviver com pessoas que são mais relaxadas e compreensivas.

  • Lembre-se o porquê de gostar do seu trabalho

    “A maioria das pessoas sente-se satisfeita se virem no trabalho que exercem algo com significado e que lhes dá uma oportunidade de usar as capacidades que valorizam em si mesmas”, afirma Beehr. Isto também se aplica ao trabalho.

Seis dicas para melhor lidar com o stress no trabalho

Segundo Terry Beehr, diretor do Programa Industrial/Organizacional na Universidade de Michigan, hoje em dia no nosso local de trabalho pode ser uma enorme fonte de stress.

 

A constante preocupação com a performance no trabalho, a necessidade de estar sempre disponível, desentendimentos com colegas de trabalho ou discordância com o chefe podem afetar a nossa saúde mental.

Segundo uma investigação recente, as pessoas que se encontram num emprego mau – define-se por mau empregos aqueles que não oferecem segurança, com muita exigência ou trabalho pesado, pouco controle sobre o trabalho e pagamento injusto – têm a mesma ou pior saúde mental que uma pessoa desempregada.

Por isso, com base nesse mesmo estudo, deixamos aqui seis dicas para melhor lidar com o stress no trabalho.