A 15.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade decorre este ano de 16 a 22 de setembro sob o tema o ‘Smart and sustainable mobility – an investment for Europe’, que destaca a mobilidade sustentável como motor de investimento.
Cada iniciativa anual concentra-se num tema específico relacionado com a mobilidade sustentável, sendo que as autoridades locais são obrigadas a organizar atividades para os seus cidadãos baseados nesse tema. Os próprios cidadãos são também incentivados a lançar e a promover medidas permanentes que suportem o tema.
Qualquer autarquia pode participar nesta iniciativa fazendo a sua inscrição on-line no site europeu. Na página da Semana Europeia da Mobilidade, disponibiliza-se toda a informação necessária, e cada autarquia terá oportunidade de decidir o seu tipo de adesão neste evento, aderindo a todos os critérios ou apenas a parte deles. Disponibilizou-se também um conjunto de respostas às perguntas mais frequentes, colocadas pelos municípios.
Está ainda disponível para consulta o Manual de Procedimentos em Português, podendo já consultar o Folheto da Semana Europeia da Mobillidade – 2016, iniciativa cujo tema central, deste ano, é “Mobilidade inteligente. Economia forte”.
Mobilidade nas iniciativas municipais
Vários municípios concorrem nesta iniciativa, podendo ser premiados pela originalidade. A PME Magazine destaca alguns:
- Lisboa inova, desafiando os munícipes para conhecer a cidade no veículo mais conhecido e procurado pelos turistas, o eléctrico. No programa de 2016 destacam-se conferências, ações de rua, caminhadas, passeios de bicicleta e de scooter, tests drives em veículos elétricos, e dia 17, às 21 horas, um passeio solidário noturno de bicicleta – Cycle a Wish – a favor da associação Make a Wisk.
- A AdEPorto – Agência de Energia do Porto com os Municípios seus Associados (Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Trofa, Santo Tirso e Vila do Conde) também assinala a Semana Europeia da Mobilidade. O programa oferecerá um conjunto de atividades de carácter desportivo, lúdico e pedagógico apoiado pela TIP, CP, Metro do Porto e STCP.
- Loulé, Faro, Lagoa, Lagos, Portimão e Tavira são os representantes algarvios nesta semana sustentável. Dos seis municípios algarvios, quatro vão ter todas as iniciativas: Loulé, Lagoa, Portimão e Lagos. Já Faro e Tavira adotam apenas uma ação para o “Dia Europeu sem Carros”, que se realiza dia 22 de setembro.
- Manteigas e Seia são os únicos municípios do distrito da Guarda a associarem-se à edição deste ano.
A associação ambientalista Quercus e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), num comunicado conjunto, «aplaudem e destacam algumas iniciativas, embora lamentem que apenas 53 dos 308 municípios portugueses tenham acções registadas na página oficial da iniciativa.
À data de hoje, participam nesta semana da mobilidade 2350 cidades mundiais de 51 países, entre as quais 57 cidades portuguesas. Conheça a Lista atualizada no site da iniciativa europeia.