Home / Tecnologia / ECONOMIA / Siemens inaugura centros de apoio ao desenvolvimento no Porto
siemens i-Experience-center pme magazine
Novos centros inaugurados no Freixieiro, Porto (Foto: Siemens Portugal)

Siemens inaugura centros de apoio ao desenvolvimento no Porto

A Siemens Portugal inaugurou, na passada terça-feira, dois novos centros de apoio ao desenvolvimento de projetos na área da digitalização e dos edifícios inteligentes nas instalações que detém no Freixieiro, distrito do Porto, que celebram 25 anos.

“A aposta da Siemens na criação de centros de experimentação e de laboratórios aplicacionais, através destes novos i-Experience Center 4.0 e Solutions & Service Center, tem como objetivo fomentar a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias nas áreas da indústria e tecnologias para edifícios”, refere a Siemens num comunicado divulgado no seu website.

Os novos centros integram o plano de investimento que a empresa anunciou em 2018, com 25 milhões de euros dedicados à digitalização em Portugal até 2020.

Para a multinacional, a aposta no Freixieiro deve-se à “importância que a região norte de Portugal tem para a Siemens, visto que quase 44% dos clientes da empresa provêm desta zona do país”.

Segundo a Siemens, o i-Experience Center 4.0 é uma “incubadora de soluções digitais”, onde o processo de criação está “assente em MindSphere, o sistema operativo aberto da Siemens para a Internet das Coisas, baseado na nuvem”.

“Já o Solutions & Service Center é um laboratório aplicacional para o desenvolvimento e implementação de soluções inteligentes para edifícios, nomeadamente proteção contra incêndios, segurança, automação, eficiência energética, segurança da informação e monitorização dos mesmos”, complementa o comunicado.