Por: Diana Mendonça
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) e o Sindicato Quadros da Aviação Comercial (SQAC) lançaram um pré-aviso de greve para os dias 19 e 21 de agosto. Esta greve está prevista para os dez aeroportos nacionais concessionados pela Vinci Aeroportos.
“Perante a inflexibilidade das propostas apresentadas pela ANA/VINCI ao longo do último ano e a tentativa de reduzir direitos consagrados no Acordo de Empresa, atacando os direitos que os trabalhadores alcançaram ao longo de décadas, o SINTAC e o SQAC consideram urgente acabar com esta política cega e acabar com toda esta instabilidade”, referiram os sindicatos em comunicado.
De acordo com os sindicatos, esta greve realiza-se em forma de contestação do “levantamento da suspensão das contribuições para o fundo de pensões por parte da Vinci” e pela falta de pessoal.
O pré-aviso de greve foi lançado após ouvir os trabalhadores. A greve irá abranger “todos os trabalhadores de todos os aeroportos da ANA, concessionados pelo grupo Vinci Aeroportos” e entra em vigor a partir das 00:00 do dia 19 de agosto até ao fim do dia 21 de agosto.