Dois projetos baseados no sistema HCAlert, uma solução tecnológica desenvolvida pela Hope Care, estão a dar cartas em dois hospitais do país.
Através deste sistema de analítica aplicada à telemonitorização de dados de saúde, a Hope Care, empresa do Óbidos Parque que alia serviços a produtos e plataformas tecnológicas de ponta para a prestação de cuidados sociais e de saúde, recolhe e monitoriza sinais vitais à distância.
“Os doentes medem os seus biossinais, que são enviados para uma equipa de triagem. É essa equipa que vai aferir se há necessidade de intervenção médica especializada, de assistência e/ou encaminhamento”, explica José Paulo Carvalho, founding partner da empresa, citado no comunicado.
Um dos projetos já no terreno está a funcionar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e destina-se a doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).
Nesta unidade, o projeto baixou em 50% o número de internamentos e em 30% as idas às urgências, revela José Paulo Carvalho. Ao mesmo tempo, “está também a melhorar a qualidade de vida dos doentes”, ao permitir que vivam menos, e por períodos menos frequentes, a experiência hospitalar.
Outro dos projetos está a ser implementado no Centro Hospitalar Cova da Beira, este para doentes com insuficiência cardíaca. Também aqui se verificou uma diminuição acentuada, em apenas um ano, do número de novos internamentos e dos episódios de urgência.
“A grande missão da Hope Care é ‘construir’ um hospital em casa, por meio da tecnologia, proporcionando acesso universal à Saúde”, afirma José Paulo Carvalho.
O desafio agora desta empresa do Parque Tecnológico de Óbidos é “escalar e conseguir números ainda mais expressivos”.