Home / Empresas / Empreendedorismo / Startup portuense ganha prémio nacional
Foto: Distribuição

Startup portuense ganha prémio nacional

Uma startup do Porto venceu o prémio da 3º edição do Tourism Explorers arrecadando o valor de 10.000€. O Tourismo Explorers trata-se de um programa que é organizado pela Fábrica de Startups e pelo Turismo de Portugal que visa promover o empreendedorismo em Portuga pela criação e apoio a startups que estejam diretamente ligadas ao setor do turismo.

A startup Fast-Mp, plataforma online para os lojistas de restauração, bebidas e similares consigam mais facilmente resolver problemas de atendimento ao público, utilizando uma aplicação móvel que permite receber pedidos dos seus clientes, foi a grande vencedora de 2019.

Para Ricardo Lopes, Full Stack Developer da Fast-MP, este prémio significa um “reconhecimento do trabalho” que têm desenvolvido até aqui, a “validação do modelo e uma esperança para o futuro”. Ricardo diz, ainda, estar surpreendido pela forma como o Tourism Explorers os ajudou: “não conhecia o modelo, mas funcionou plenamente connosco”. Quando questionado sobre os próximos passos, Ricardo diz que, para já, vão participar no Web Summit, para “tentar passar ainda mais a mensagem”, porque estão “ativamente à procura de investimento”. Outro objetivo é também “começar, lentamente, a expansão para outras cidades do país”.

A cerimónia de premiação é uma Grande Final Nacional daquele que é o maior programa nacional de criação e aceleração de startups no setor de turismo e teve a presença das 12 melhores startups oriundas de 12 cidades diferentes de investidores, parceiros, mentores, formadores e vários convidados que puderam assistir durante a tarde a um debate, moderado por Roberto Antunes do NEST, sobre Empreendedorismo e Turismo com Jaime Serra (da Universidade de Évora), Eva Andrade (do PCI · Creative Science Park Aveiro Region / Universidade de Aveiro), Fábio Santos (da StartUp Angra), Daniela Marta (do Parkurbis), José Páscoa (da Universidade da Beira Interior) e António Lucena de Faria (da Fábrica de Startups).