Home / Opinião / Startups: a porta aberta para a inovação das PME em Portugal
Gustavo Barreto, membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal (Foto: PME Magazine)
Gustavo Barreto, membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal (Fonte: PME Magazine)

Startups: a porta aberta para a inovação das PME em Portugal

Por: Gustavo Barreto, membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal

Num ps cujo tecido empresarial é quase 100% constituído por PME, as startups são uma importante alavanca para a inovação.

Os portugueses são um povo de ideias, de talento e de soluções. Contudo, se analisarmos com mais atenção, insistimos em posicionar-nos de forma mediana em relação à inovação, como aliás evidencia o European Innovation Scoreboard, em que Portugal se situou na 22ª posição, muito abaixo da média da União Europeia.

E porquê?. A resposta é simples: é que continuamos a não investir de forma consistente em inovação, numa componente que é, afinal, explorada em abundância pelas startups nacionais. E a pergunta que, de facto, devemos fazer é esta: porque não incluí-la também nas nossas Pequenas e Médias Empresas (PME)? 

Capazes de desenvolver ideias de negócio que permitem distinguir-se numa perspetiva da sua proposta de valor e eficiência, as startups são um veículo de entrada de novas ideias e soluções para as empresas. No fundo, podem ser a verdadeira alavanca para o grande salto em frente rumo ao futuro, sobretudo através da sua dinâmica e criatividade, um fator impulsionador com o poder de transformar as PME nacionais em empresas do século XXI, conferindo-lhes mais relevância e competitividade num panorama que é cada vez mais global.  

Vejamos que esta é uma relação de win-win. Por um lado, as startups têm aqui a oportunidade de mostrar os seus recursos e dar a conhecer as suas ideias, e, por sua vez, possibilitar que as PME consigam inovar as suas soluções, potenciando desta forma a sustentabilidade do negócio.

Além disso, este é ainda um importante diferenciador na angariação de clientes, hoje muito mais exigentes e à procura de soluções inovadoras.

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.