Home / Empresas / Taxistas em marcha de protesto contra Uber e Cabify
taxistas
Foto de arquivo

Taxistas em marcha de protesto contra Uber e Cabify

Protesto dos taxistas termina na Assembleia da República.

 

Centenas de taxistas concentraram-se, esta segunda-feira, no Parque das Nações, em Lisboa, para uma marcha lenta até à Assembleia da República, em protesto contra as empresas de transporte privado de passageiros Uber e Cabify.

Em causa está a luta contra a regulamentação da atividade das plataformas de transportes privados de passageiros.

As plataformas como a Uber e a Cabify permitem pedir o serviço de carros descaracterizados para o transporte de passageiros através de uma aplicação para smarphones. Contudo, estas operadoras não são obrigadas a cumprir os mesmos requisitos financeiros, de formação e segurança do que os táxis.

De visita à China, o primeiro-ministro, António Costa, disse aos jornalistas que o Governo está a regular a atividade destas plataformas para evitar a concorrência desleal aos taxistas, mas afastou a hipótese de vir a limitar o número de licenças de outros operadores.

“Convém que não se ponha o mundo ao contrário, porque o Governo está a regulamentar uma atividade de quem faz transporte de passageiros a coberto da plataforma Uber sem cumprir as regras que hoje existem. O que estamos a fazer é a regular esse mercado”, disse.

“Por exemplo, só os taxistas poderão beneficiar dos benefícios fiscais, só eles terão direito a ter praça de táxis, só eles poderão ter direito a apanhar um passageiro no meio da rua que estenda o dedo, enquanto outros só poderão prestar serviço a partir de uma plataforma, passam a estar sujeitos a regras de formação e a regras sobre a qualidade das viaturas, algo que até agora não havia. Estamos a regular uma atividade que, se nada se fizesse, continuaria a existir e a fazer concorrência desleal aos taxistas”, argumentou.

A marcha lenta irá passar pela Praça José Queirós, as avenidas Dr. Francisco Luís Gomes e de Berlim, o Aeroporto de Lisboa, a Rotunda do Relógio, as avenidas Almirante Gago Coutinho e Estados Unidos da América, o Campo Grande, a Avenida da República, o Saldanha, o Marquês de Pombal, os Restauradores, o Rossio, a Rua do Ouro, o Campo das Cebolas, o Cais do Sodré, a Avenida 24 de Julho e as ruas D. Carlos I e de São Bento.