Vai haver nova concentração de taxistas em Lisboa no mês de setembro. A decisão foi tomada após uma reunião, na quarta-feira, entre as duas principais associações de taxistas: a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários (ANTRAL) e a Federação Portuguesa do Táxi (FPT).
Florêncio Almeida, presidente da ANTRAL, adianta ao Jornal de Notícias que “não será uma concentração de um só dia. Desmobilizamos quando o Governo ceder, demore o tempo que demorar. A indústria não pode ser desregulamentada só para regulamentar o que o secretário de Estado [adjunto e do Ambiente, José Mendes] quer”.
Para Carlos Ramos, da FPT, a intenção do Governo resultará na falência de todo o sector. “Se não há contingente [limite de carros autorizados], então, vamos à falência”.
A data definitiva da concentração apenas será conhecida depois dos encontros que as associações vão promover no Porto, Coimbra, Lisboa e Faro para sensibilizar e mobilizar os taxistas.
O Governo conta publicar para consulta pública, até ao final do verão, uma nova regulamentação para o transporte individual de passageiros, que deverá seguir as recomendações do grupo de trabalho para avaliar a atividade dos táxis. A nova regulamentação está a ser contestada pelos taxistas.