A globalização e a massificação de serviços são, de facto, um dom da era moderna. Mas com ela vêm outros problemas para o empresário. Como destacar-se num mercado cada vez mais feroz e como tornar os seus clientes fiéis?
A resposta, sublinha o especialista em vendas Enio Klein, citado pela revista brasileira Exame, está em envolver-se com o cliente e perceber o que este de facto quer.
“Saber o que o cliente quer, oferecer-lhe o melhor e proporcionar um relacionamento contínuo são as regras básicas para manter a fidelidade”, destaca.
A revista Exame compilou, assim, cinco conselhos para quem quer fidelizar clientes.
Veja quais são:
1. Envolva o seu cliente: não basta entregar-lhe um pedido, dê-lhe algo mais. “É basicamente como acontece em qualquer relacionamento pessoal: a atração inicia a aproximação, mas é a convivência que sustenta ou não um relacionamento”, explica Marcos Machado, professor na Business School de São Paulo.
2. Dê atenção às reclamações: se um cliente lhe apontar uma falha, não leve a mal e tente antes solucionar o problema. O cliente gosta de se sentir ouvido e que, no fundo, está a ajudar a empresa a solucionar problemas, defende Enio Klein.
3. Crie bons canais de redes sociais: não descure as redes sociais. Há muitos clientes que fazer perguntas ou até reclamações online e este é hoje um dos melhores meios de interação com clientes.
4. Mantenha um canal de comunicação aberto: o cliente gosta de saber que, se quiser reclamar ou fazer uma pergunta à empresa pode fazê-lo sem grandes rodeios e sem intermediários pelo meio. A relação próxima com o cliente é uma mais-valia.
5. Tenha a equipa à imagem da empresa: ao fim e ao cabo, os vendedores espelham a cultura da empresa por isso é necessário ter uma equipa preparada para transmitir ao cliente tudo aquilo que é a sua empresa. “É necessário sempre uma equipe preparada, treinada, que consiga dominar o portfólio. Uma equipe que saiba atender à necessidade do cliente, que saiba fazer as perguntas certas e propor soluções mais adequadas”, refere Carlos Cruz, do Instituto Brasileiro de Vendas.