Mais de 1500 trabalhadores da IKEA Portugal vão receber, este ano, 572,26 euros em fundos de pensão, valor que será pago quando se reformarem.
Helen Duphorn, responsável de retalho, explicou num encontro com jornalistas que este é um prémio de fidelidade para quem está na empresa há cinco anos, inserido no programa “Tack!” (obrigado, em sueco) da empresa, que premeia a fidelidade dos trabalhadores.
Todos os anos, depois do fecho de resultados, o grupo determina um valor global ao prémio, que só pode ser acedido quando os trabalhadores entrarem para a reforma.
Este ano, serão atribuídos 572,26 euros a 1587 trabalhadores em horário completo, o equivalente a 69% dos 2300 funcionários do IKEA Portugal.
Já os trabalhadores a tempo parcial recebem um valor proporcional às horas de trabalho que executam.
O programa assegura que os funcionários que abandonem o grupo também receberam, depois de se reformarem, o valor angariado.
Só no ano passado, o IKEA alocou 96 milhões de euros a este programa e desde 2013 já foram distribuídos 509 milhões de euros nestes fundos.
As vendas da IKEA Portugal subiram 17% para 397 milhões de euros no ano fiscal de 2017, que compreende o período entre 1 de setembro de 2016 e 31 de agosto deste ano.