O tráfego aéreo aumentou 6% em 2016, em relação ao ano anterior, ainda assim uma subida menos acentuada do que os 7% registados em 2015.
Segundo dados divulgados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), em 2016, as companhias aéreas transportaram 3,7 mil milhões de passageiros.
A Ásia e o Médio Oriente foram as regiões onde este crescimento foi mais acentuado, de 8% e 11,2% respetivamente, seguindo-se a América Latina (6,5%), África (5,7%), Europa (4,3%) e América do Norte (3,5%).
O aumento do tráfego foi dinamizado pelas companhias aéreas de baixo custo, que asseguraram 28% do total, ultrapassando pela primeira vez mil milhões de pessoas transportadas.
“O aumento da presença de companhias de baixo custo, nomeadamente nas economias emergentes, contribuiu para a progressão do tráfego de passageiros a nível mundial”, regista a organização.
Segundo as previsões da OACI, o aumento do tráfego e a redução dos preços do combustível (devido à baixa no preço do petróleo), deverão levar as companhias a alcançar lucros operacionais de 60 mil milhões de dólares, mais dois mil milhões do que os lucros registados em 2015.