Segunda-feira, Fevereiro 3, 2025
InícioMercadoEconomiaCirculação nas autoestradas da Brisa foi a que mais cresceu, diz Moody's

Circulação nas autoestradas da Brisa foi a que mais cresceu, diz Moody’s

A Brisa regista um crescimento de 7,3% na circulação nas suas autoestradas, no primeiro semestre de 2016 face ao mesmo período do ano passado.

Segundo o relatório da agência Moody’s, entre as sete empresas europeias analisadas, a Brisa Concessão Rodoviária foi a que mais viu o trânsito crescer, tendo em conta que a circulação de ligeiros aumentou 7,2% e a de pesados de 9,2%.

A agência destaca também o crescimento da espanhola Abertis Infraestruturas, de 5,1%, embora com um aumento inferior na circulação de pesados, com 3,8%, e superior na de ligeiros, com 5,4%.

A Peninsula Ibérica registou um maior crescimento do que a França, onde as concessionárias Societé des Autoroutes Paris-Rhin-Rhone, Autoroutes du Sud de La France, Cofiroute e SANEF tiveram subidas entre 1,2% e 4,1% e do que Itália onde a concessionária Autostrade per l’Italia (ASPI) cresceu 3,8%.

Trânsito de lazer como principal motor para a recuperação forte

“A recuperação no trânsito de passageiros foi principalmente forte nos países da periferia da Europa Ocidental, que sofreram com a crise económica, quando as medidas de austeridade adicionaram dificuldades aos orçamentos das famílias”, lembram os analistas da agência de ‘rating’ norte-americana.

Os analistas apontam o trânsito de lazer como principal motor para a recuperação forte no trânsito de passageiros, principalmente na época das férias.

Por outro lado, escrevem, o aumento da circulação de pesados reflete a melhoria económica em Portugal e Espanha. No entanto, apesar do crescimento, “o volume de circulação dos pesados permanece abaixo dos níveis de 2007 no setor como um todo.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category