O setor do turismo está a perder diariamente um milhão de empregos no mundo devido aos efeitos da pandemia do novo Coronavírus.
Os dados são do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que sublinhou o “grande volume de encerramento de hotéis, a suspensão da maioria dos voos, a interrupção de linhas de cruzeiro e o aumento das proibições globais de viagens estão a ter um ‘efeito dominó’” que afeta o setor em todo o mundo.
O WTTC lembra que as pequenas e médias empresas (PME) são “especialmente vulneráveis” nesta altura e assegura estar a trabalhar com governos de mais de 75 países a “documentar e a monitorar as melhores soluções que estão a ser implementadas para reduzir o impacto social” do que está a acontecer.
“Tememos que esta situação se deteriore, a menos que os governos tomem medidas mais imediatas”, refere a presidente do WTTC, Gloria Guevara Manzo, citada no comunicado.
Segundo a organização, 50 milhões de empregos em todo o mundo estão em risco imediato e 320 milhões enfrentam o impacto da dramática perda de negócios.