Por: Redação
A Unicorn Factory Lisboa e o DMCC (Dubai Multi Commodities Centre) estabeleceram uma parceria para fortalecer os seus ecossistemas de inovação, promovendo a colaboração além-fronteiras, a partilha de conhecimento e novas oportunidades de crescimento empresarial.
Em comunicado, a Unicorn Factory explica que a parceria tem como objetivo acelerar o crescimento de scaleups (empresas tecnológicas em fase de expansão) e facilitar a sua entrada no mercado europeu e do Médio Oriente.
Com lançamento marcado para este mês de abril, a colaboração irá tirar partido de grandes
conferências internacionais como a GITEX e a Web Summit Lisboa, bem como de iniciativas conjuntas, redes de mentoria e plataformas de partilha de conhecimento.
“Este acordo com o DMCC representa um marco significativo para o ecossistema nacional, criando uma ponte estratégica entre scaleups, mentores, investidores e parceiros empresariais. O Médio Oriente é hoje uma das regiões mais dinâmicas no investimento em inovação e tecnologia, e esta colaboração abre novas oportunidades para as scaleups da nossa comunidade se conectarem com um dos mercados mais promissores a nível internacional”, refere Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.

Belal Jassoma, diretor de Ecossistemas do DMCC, acrescenta que “o DMCC tem vindo, há muito, a promover a inovação e a criar um ambiente favorável ao crescimento de empresas com elevado potencial. Ao estabelecer uma parceria com a Unicorn Factory Lisboa, criámos uma ponte entre dois ecossistemas dinâmicos, abrindo novas oportunidades para que as
scaleups se expandam na Europa e no Médio Oriente.”
Fundado em 2002, o DMCC é atualmente responsável por 15% do investimento direto estrangeiro no Dubai, posicionando a cidade como um dos principais centros de negócios globais. É sede de mais de 25.000 empresas, desde startups de rápido crescimento até multinacionais, abrangendo setores como commodities, tecnologia e finanças.
Em 2024, a Unicorn Factory Lisboa apoiou mais de 200 startups na sua participação em 16 feiras internacionais e estabeleceu contactos com mais de 50 países, que resultaram em 26 colaborações internacionais. Com foco na internacionalização, a Fábrica de Unicórnios
organiza, ao longo do ano, iniciativas de apoio a startups e scaleups nacionais no seu desenvolvimento, bem como internacionais que se pretendem estabelecer em Lisboa.
18 startups portuguesas participaram na Web Summit Qatar