A Universidade Europeia, juntamente com o programa YouthActionNet, apresenta a 1ª edição do Programa Jovens Empreendedores Sociais (JES) em Portugal.
Dirigido a jovens entre os 18 e os 29 anos, o JES tem como objetivo reconhecer e recompensar projetos empreendedores de carácter social, proporcionando, simultaneamente, visibilidade aos seus jovens líderes que, pelo seu carisma e propósito de vida, atuam como personalidades inspiradoras de uma sociedade mais rica e de um mundo melhor. As candidaturas devem ser submetidas até 10 de setembro, no formulário online que a Universidade Europeia disponibiliza.
Os candidatos deverão ser fundadores ou co-fundadores de um projeto social ou ambiental, em curso no mínimo há três meses, e que busque a transformação social baseada na equidade, justiça e na proteção do meio ambiente. Os candidatos serão avaliados segundo critérios de liderança, impacto social, sustentabilidade, inovação e pela contribuição empreendedora que possam trazer para o programa e para o país.
Na primeira fase, os jovens empreendedores serão avaliados por um comité composto por 10 especialistas na área do empreendedorismo social, professores e colaboradores da Universidade Europeia que selecionarão 10 projetos.
Já na segunda fase de avaliação, os jovens empreendedores são avaliados por um júri composto por seis especialistas com experiência nas áreas de empreendedorismo e responsabilidade social. Os cinco vencedores são premiados com uma semana de formação em Madrid e receberão um prémio de 2 mil euros para investir nos seus projetos. Vão ainda, usufruir do apoio dos Ashoka fellows, em Portugal. A publicação dos projetos vencedores será anunciada a 2 de outubro.
Os cinco jovens vencedores serão divulgados pela rede internacional da Laureate International Universities de modo a dar-lhes visibilidade máxima e serão integrados na rede de jovens empreendedores YouthActionNet, a nível mundial, com cerca de 1500 membros em mais de 90 países.