Quinta-feira, Dezembro 26, 2024
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“Valorizar o saber-fazer português, a artesanalidade local e as tradições” – Eliana Barros

Por: Ana Vieira


A Ownever, fundada por Eliana Barros, surgiu para criar malas e acessórios intemporais, honrando o artesanato e as tradições portuguesas.

Com a pele como matéria-prima, a marca promove a reparação e o restauro de peças, num serviço que pretende contrariar o consumo desenfreado resumido no princípio “reparar, cuidar e valorizar”.

“Aura”, a mala mais recente, foi pensada para “representar a arte da porcelana portuguesa, uma tradição em risco de extinção no norte do país, de forma subtil mas impactante”, explicou a fundadora Eliana Barros à PME Magazine. 

 

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a Ownever? 
Eliana Barros (E. B.) – A Ownever nasceu em 2021, mas o conceito foi sendo amadurecido ao longo de vários anos. A ideia surgiu da vontade de criar malas de enorme qualidade em Portugal, com um design clássico e intemporal, que transcendesse tendências passageiras e se tornasse parte de um guarda-roupa eterno.

“valorizar o saber-fazer português, a artesanalidade local e as tradições”

Pretendia criar peças capazes de serem transmitidas de geração em geração, mantendo a sua durabilidade graças à possibilidade de serem reparadas. Foi fundamental valorizar o saber-fazer português, a artesanalidade local e as tradições que, por vezes, estão em risco de desaparecer devido à falta de visibilidade. O nosso propósito é dar vida a acessórios que contem histórias – tanto de quem os cria como de quem os usa – e que sejam estimados e apreciados ao longo do tempo.

PME Mag. – A matéria-prima da Ownever é a pele. Que percurso faz este material até ser transformado numa mala para venda? 
E. B. – Trabalhamos com diferentes tipos de pele, desde peles de curtimento vegetal, biodegradáveis e de origem nacional, até peles de outras marcas de luxo que reaproveitamos para criar peças únicas. As peles reaproveitadas são principalmente italianas e francesas, enquanto as biodegradáveis são produzidas em Portugal. Todo o processo é cuidadosamente acompanhado para garantir a qualidade e sustentabilidade dos materiais que utilizamos.


PME Mag. – Muitos dos vossos produtos utilizam pele reciclada. Como é feito este processo e que impactos tem no ambiente?
E. B. – Grande parte das peles descartadas acabam em aterros e, quando não são biodegradáveis (ou seja, não possuem curtimento vegetal), podem demorar mais de 50 anos para se degradar. Ao reaproveitarmos estas peles, evitamos que sejam descartadas e prolongamos a sua vida útil, reduzindo assim o impacto ambiental. Este processo reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a economia circular.

Mala Aura junto a Santos
A Aura é uma homenagem ao Sr. Pinto e à sua família, os últimos guardiões da arte da porcelana em Barcelos (Fonte Divulgação)


PME Mag. – A mala “Aura”, a peça mais recente da coleção da marca, foi buscar inspiração à porcelana portuguesa. Como foi o processo criativo e material?
E. B. – A criação da mala “Aura” foi um projeto de dois anos. O processo começou com a procura da pessoa certa para colaborar, até chegarmos ao design que fazia sentido para a nossa visão minimalista e clássica. O desafio era representar a arte da porcelana portuguesa, uma tradição em risco de extinção no norte do país, de forma subtil mas impactante.

“(…) peça que reflete simplicidade e, ao mesmo tempo, homenageia esta arte [porcelana] única”.

O resultado é uma peça que reflete simplicidade e, ao mesmo tempo, homenageia esta arte única. Foi um prazer enorme trabalhar com o Sr. Pinto e a sua família, que nos acolheram com generosidade e carinho. Esperamos que toda essa dedicação esteja refletida na mala “Aura”.

PME Mag. – Como funciona o vosso serviço de reparação? 
E. B. – O nosso serviço de reparação é gratuito para alguns modelos Ownever. Para outros, assim como para malas de outras marcas, oferecemos um orçamento personalizado. O processo é simples: os clientes enviam-nos imagens ou vídeos da mala a reparar, indicar as
necessidades – seja restauro, mudança de cor ou outro pedido – e nós fornecemos um orçamento. Após aprovação, tratamos do restante e entregamos o produto reparado diretamente na casa do cliente.

PME Mag. – Como se posiciona a Ownever relativamente a campanhas comerciais de redução de preço como a Black Friday, saldos ou outras promoções?
E. B. – Não participamos em promoções ou campanhas como a Black Friday. Aliás, fechamos a loja online nesse dia. Não acreditamos em desvalorizar o trabalho que fazemos, nem as pessoas que o realizam. Somos contra o consumismo desenfreado e preferimos incentivar um consumo consciente e responsável. Defendemos o princípio de “menos e
melhor”: reparar, cuidar e valorizar.

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