Por: Ana Vieira
A Vartheo, uma startup portuguesa focada em estudos de marketing, pretende redefinir os métodos de pesquisa com soluções baseadas em Inteligência Artificial.
Com o objetivo de se darem a conhecer ao mercado, fazem parte do programa de startups da Web Summit Lisboa, Alpha, onde são reveladas as empresas mais emergentes.
Em declarações à PME Magazine, esta terça-feira, desde a Web Summit, Guilherme Cameira, um dos fundadores da Vartheo, explica que o processo começa com a recolha de dados de personas, uma representação do cliente ideal. “Nós modelamos as personas individualmente, através dos nossos dados, e conseguimos interagir com elas através da nossa plataforma”, afirma.
A configuração das personas é feita “à medida de cada cliente”, acrescenta um dos fundadores da startup, e o acesso à plataforma através de uma subscrição anual.
De acordo com a Vartheo, a Unidade de Controlo da Qualidade das Previsões utiliza um algoritmo sofisticado para garantir que as personas sintéticas produzem previsões consistentes com indivíduos reais, monitorizando continuamente os seus processos de tomada de decisão em relação a dados do mundo real.
Além disso, se uma persona se desviar da modelação exata do comportamento humano, é assinalada para revisão.
Uma solução apropriada para “qualquer empresa que tenha um departamento de marketing e que precise de testar produtos, marcas, ou uma newsletter, por exemplo”, explica Guilherme Cameira.
Fundada em março deste ano, os três fundadores da Vartheo, Eugeniu Litvinenco, Guilherme Cameira e Manuel Piçarra, conheceram-se num mestrado da Católica Lisbon School of Business & Economics.
Até à próxima quinta-feira, a Web Summit Lisboa 2024 recebe 71 528 participantes, incluido CEO, startups, investidores, delegações comerciais, meios de comunicação social entre outras entidades.
O evento, com lotação esgotada, conta com a participação de mais de 3000 empresas, sendo a Inteligência Artificial o setor mais representado.