Home / Empresas / Veniam prevê 200 mil veículos conectados até final do ano
Veniam software tecnologia
Startup portuguesa tem levado o seu software a várias frotas (Foto: Pixabay)

Veniam prevê 200 mil veículos conectados até final do ano

A startup portuguesa Veniam tem previsto atingir os 200 mil veículos conectados com as suas tecnologias até ao final do ano, altura em que prevê que o software possa começar a ser introduzido nos veículos a partir das fábricas.

A startup tecnológica portuguesa, Veniam, desenvolveu uma plataforma “única” que permite aos veículos ligarem-se entre si e à Internet, como explica João Barros, presidente executivo da Veniam à Agência Lusa.

A empresa tecnológica tem vindo a implementar os seus softwares em vários projetos, sendo conhecida por ter criado os autocarros da STCP (no Porto) com fornecimento de internet gratuita no seu interior, bem como por ter implementado a sua plataforma conectiva em várias frotas de países estrangeiros, como os Estados Unidos da América.

Além desta conectividade, o sistema da Veniam apresenta outras especificidades, como a inclusão de vários dispositivos que tenham a necessidade de se ligar à Internet, como câmaras que detetam a possibilidade dos condutores adormecerem ou estarem a utilizar o telemóvel enquanto conduzem, emitindo um aviso que “pode conseguir reduzir os acidentes e os custos com os seguros dos automóveis”, explica João Barros.

A importância que a empresa viu neste projeto prende-se com o facto de existirem muitos veículos e precisarem de transmitir grandes quantidades de informação, desde mapas, a recolhas de dados sobre ambiente e infraestruturas. Desta forma, “os veículos passam a fazer parte da Internet de uma forma que não era possível até agora”, continua o presidente executivo da empresa, acrescentando que a importância do 5G para a plataforma torna-se “muito útil porque aumenta a conectividade e a largura de banda disponível”, apesar de continuar a coexistir com o wifi e 4G.

Para os responsáveis da Veniam, o futuro próximo irá depender, cada vez mais, destas tecnologias nos sistemas de mobilidade, que estão relacionadas com a redução das emissões de carbono ao fornecerem um sistema mais sustentável. Para fazer face a este expectável crescimento, a Veniam prevê voltar a contratar profissionais para as suas equipas no final do ano.