Por: Filipa Ribeiro
A Vilamoura World, responsável pela promoção dos lotes residenciais e turísticos da localidade, tem em curso a implementação de uma Comunidade de Energia Renovável (CER). Em parceria com a Luzsimples, empresa regional que opera no mercado da energia, a nova construção instalará 60.000m² de painéis fotovoltaicos até 2035.
O novo projeto permite que um produtor, para além de produzir eletricidade para si próprio, possa também produzir para os vizinhos, o que representa benefícios ambientais para o território e económicos para os seus ocupantes.
Até 2035, o projeto prevê a instalação de cerca de 60.000m² de painéis fotovoltaicos no território de Vilamoura, com um potencial estimado de produção anual de 50.000MWh (megawatts/hora), suficientes para fornecer eletricidade a cerca de 15.000 casas. Assim, a Vilamoura World garante que será evitada a emissão de aproximadamente 10.000 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente à plantação de cerca de 80.000 árvores todos os anos.
Para já, e até 2024, a CER de Vilamoura permitirá a produção de 2.000MWh de energia renovável por ano, o que se traduz no fornecimento de eletricidade a mais de 1.000 famílias, com uma redução inicial de cerca de 450 toneladas de emissões de dióxido de carbono.
“A nossa visão para Vilamoura, enquanto melhor destino do Algarve para viver, passar férias e investir, implica também apostar na sustentabilidade. Por isso, decidimos avançar com este ambicioso projeto, que se aplicará a todos os nossos projetos imobiliários e é extensível às áreas já consolidadas de Vilamoura”, conta João Brion Sanches, CEO da Vilamoura World.
O objetivo, garante, será “auxiliar os atuais e potenciais clientes a reduzirem os seus custos de energia em 25% a 30%, contribuindo para a descarbonização da economia”.
No âmbito desta iniciativa, está ainda previsto o desenvolvimento de um projeto piloto em Portugal, onde a ideia será converter a energia excedente produzida pelos sistemas fotovoltaicos em hidrogénio, bem como todo o seu armazenamento a longo prazo.