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Os hábitos de consumo dos portugueses alteraram-se com a pandemia (Foto: Pixabay)

Visa lança plataforma Digitize your Business para apoiar PME

A Visa lança hoje a sua plataforma Digitize your Business, uma iniciativa que tem por base apoiar as PME portuguesas a ultrapassar os desafios impostos pela pandemia covid-19.

As PME em Portugal que queiram “lançar ou aprimorar os seus negócios online” têm agora a ajuda da plataforma digital da Visa – Digitize your Business. A intenção é que as empresas tenham ao seu dispor as ferramentas necessárias “para se iniciarem no mundo do comércio eletrónico”.

Roble Dorronsoro, Head of MS&A da Visa para o Sul da Europa, afirma que “um grande número de pequenas e médias empresas enfrentam atualmente desafios importantes para superar os efeitos devastadores da pandemia da covid-19”. Acrescenta que “a digitalização poderá certamente ser o impulso necessário para manter as atividades”.

Segundo a nota de imprensa, a Digitize your Business disponibiliza “dicas sobre como criar uma plataforma de e-commerce”, e ajuda a perceber “como construir uma loja online ou qual a melhor forma de estabelecer parcerias”.

É com esse objetivo que o Head of MS&A da Visa diz construir a plataforma de apoio às PME, pois entende que “pode ser parte da solução” e, por isso, decidiu reunir um conjunto de ferramentas valiosas que “vão ajudar nesta transição para o online e a tirar partido dos muitos benefícios dos pagamentos eletrónicos”.

Para uma melhor compreensão do mercado digital na realidade portuguesa, a GfK Portugal, especialista em estudos de mercado, a pedido da Visa, elaborou um estudo que procura perceber os hábitos de consumo dos portugueses.

De acordo com a informação avançada em comunicado, verifica-se que 45% dos consumidores portugueses entrevistados “adotaram os pagamentos eletrónicos, em detrimento do dinheiro físico”.

Consequentemente, “as pequenas e médias empresas têm sentido mais do que nunca a necessidade de adaptar os seus negócios para responder às crescentes expectativas digitais dos consumidores”.

Finalmente, o estudo comprovou ainda que existem novos hábitos de consumo entre os portugueses “impulsionados pela ascensão do e-commerce”, que verificou um crescimento exponencial no último ano.

Para além da Visa, também a Caixa Geral de Depósitos (CGD) se juntou ao projeto Digital Payments Gateway da Visa, “que permite às empresas aceitar pagamentos na sua loja online”.

O diretor central da Direção de Marketing de Rede da Caixa Geral de Depósitos, Rui Lima, explica que “a digitalização tem um grande potencial para transformar os modelos de negócio, mas requer uma adaptação por parte das pequenas e médias empresas. É por isso que na CGD estamos focados na construção de soluções, nomeadamente na aceitação de pagamentos, que permitam às micro e pequenas empresas expandir os seus mercados e servir melhor os seus clientes, acelerando assim a recuperação económica”.

Recentemente, a Visa anunciou que desde a criação deste programa de apoio às PME que mais de dois milhões de pequenas e médias empresas em toda a Europa já beneficiaram da ajuda da organização, sendo que o objetivo final é “ajudar oito milhões de PME na Europa e 50 milhões em todo o mundo a lançarem-se online, por forma a expandir os seus negócios”.