A Associação Portuguesa de Franchising (APF) registou um volume de negócios de mais de 11 milhões de euros em 2019. Previsões para 2021 indicam novo crescimento.
De acordo com os Censos de Franchising respeitantes ao ano 2019, agora divulgados pela APF, o crescimento das franquias ultrapassou os 11 milhões de euros naquele ano, o que corresponde a 5,8% do PIB nacional e 2,3% do tecido empresarial português.
Em comunicado, Cristina Matos, CEO da APF, explica que “este desempenho económico das redes em franchising no contexto nacional está relacionado com o crescimento verificado em 2019 ao nível do consumo interno e com uma grande dinâmica no turismo”.
Na mesma nota, a associação revela que, para 2021, existe uma tendência de crescimento e expansão da rede de franchisados, com mais apoio entre franqueador e franqueado, “de acordo com as suas necessidades, experiência e concorrência”.
A APF prevê também uma maior prosperidade para os franqueados mais fortes, uma vez que a crise económica de 2020 enfraqueceu a maioria dos pequenos negócios e fortaleceu a presença no mercado dos grandes franqueados.
Este crescimento será acompanhado de um reforço das competências digitais, que poderão atrair um maior investimento das gerações mais jovens em negócios de franchising. Além disso, a APF defende que a aposta no digital pode também facilitar as empresas a direcionar o negócio para as necessidades dos seus clientes.
A associação salienta ainda a importância crescente de justiça social e de uma maior transparência nos negócios, uma vez que, atualmente, “as equipas exigem saber onde estão a ser aplicados os fundos”.
“Poderemos assistir a mais responsabilidades por parte das empresas no âmbito da sustentabilidade e responsabilidade social”, finaliza a APF.