Sexta-feira, Abril 4, 2025
InícioEmpresasXiaomi desenvolve carregamento remoto de baterias

Xiaomi desenvolve carregamento remoto de baterias

A nova tecnologia da Xiaomi, Mi Air Charge, permite o carregamento de vários dispositivos à distância e em simultâneo.

O novo dispositivo funciona através de uma pilha de carregamento isolada, detetando a localização do gadget que se pretende carregar, de forma a indicar o ponto que irá receber energia. Em comunicado, na apresentação da nova tecnologia, a Xiaomi assume a entrada “na verdadeira era do carregamento sem fios”, num projeto que vinha a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos e que chega pela primeira vez ao mercado.

A empresa explica, ainda, que “o conjunto recetor, composto por 14 antenas, converte o sinal de onda, emitido pela pilha de carregamento, em energia elétrica” assumindo que esta nova tecnologia irá transformar a “experiência de carregamento de ficção em realidade”.

Para já, a empresa fabricante garante que a nova tecnologia irá permitir um carregamento de cinco watts, estando previsto, para o futuro, alargar a escala de equipamentos passíveis de serem carregados desta forma, com o objetivo, a longo prazo, de tornar casas em sistemas totalmente wireless.

O objetivo passa por transformar uma determinada área da casa num posto de carregamento, não obrigando o utilizador a pousar ou conectar o dispositivo, nem a interromper a sua utilização. Esta revolução tecnológica contempla, ainda, uma finalidade de maior sustentabilidade, uma vez que o aumento dos carregadores e o tamanho das embalagens têm um forte impacto a nível ambiental.

Apesar de tudo, o novo sistema de carregamento apresenta algumas limitações, uma vez que não poderá ser utilizado em dispositivos já existentes e que não possuam as antenas desenvolvidas para o efeito. A Xiaomi acredita, no entanto, que o foco estará no desenvolvimento de gadgets com este sistema integrado, numa altura em que existe uma maior necessidade de rapidez no carregamento de vários dispositivos tecnológicos ao mesmo tempo.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category