Home / Turismo / Zalamea de La Serena promove-se em Lisboa
Peça de teatro ícone da literatura espanhola promove região em Lisboa

Zalamea de La Serena promove-se em Lisboa

Por Mafalda Marques

A peça “O Alcaide de Zalamea”, um dos símbolos da literatura espanhola, apresenta-se em Lisboa no dia 19 de maio no Instituto de Cervantes, com vista a promover a região como festa de interesse turístico internacional.

Pela primeira vez, a famosa obra literária espanhola atravessa a fronteira para se apresentar no país vizinho. O objetivo do município de Zalamea de la Serena é promover a região à imprensa portuguesa e ultrapassar a homologação de interesse turístico regional para nacional, pelo governo espanhol.

A candidatura é apoiada pela região de Badajoz, pelo Instituto Cervantes e pelo Turismo de Badajoz e tem vindo a ser promovida através de presenças em eventos estratégicos, como a BTL em Lisboa e a FITUR em Madrid.

A representação ilipense continua os seus esforços para obter o título de festa de interesse turístico nacional em Espanha, coincidindo este ano com seu 24º aniversário. Um desafio colocado pelo reconhecimento a nível nacional e internacional do trabalho realizado pelos residentes da cidade de Zalamea de la Serena que, desde 1994 e sob a direção de Miguel Nieto, são transportados para o século XVI, em cada mês de agosto, para dar vida à obra de Calderón de la Barca.

Um desafio abraçado pelo governo local com muito entusiasmo: “A intenção principal é o posicionamento de Zalamea como destino turístico no contexto nacional e internacional. Os portugueses estão convidados a visitar-nos já no próximo mês de agosto”, refere o Alcaide de Zalamea, Miguel Ángel Fuentes.

“É muito importante para o progresso do nosso trabalho desenvolver um quadro internacional, sendo Portugal o país ideal”, sublinha, por seu turno, o diretor do Instituto Cervantes em Lisboa, Javier Rioyo, adiantando que a peça está a “dar impulso para avançar a nomeação de interesse nacional em Espanha“.

A apresentação da peça contará com a presença das seguintes autoridades espanholas: D. Miguel Ángel Fuentes, Alcalde do municipio de Zalamea de la Serena; D. José Ángel Benítez Nogales, Deputado de desenvolvimento Local da região provincial de Badajoz; D. Javier Rioyo Jambrina, Diretor do Instituto Cervantes de Lisboa; D. Miguel Nieto, director da companhia de teatro.