Home / Empresas / 360imprimir inova ao adotar semana de 4 dias e trabalho 100% remoto
diversidade e inclusão
360imprimir adotou semana laboral reduzida (Foto: Pexels)

360imprimir inova ao adotar semana de 4 dias e trabalho 100% remoto

Por: Emanuelle Bezerra 

O governo português apresentou, no último novembro, o projeto-piloto que prevê a semana de quatro dias de trabalho para as empresas privadas que poderá, num segundo momento, ser estendido à administração pública. A iniciativa deve começar em junho de 2023 e o governo não oferecerá contrapartidas financeiras. As empresas que se voluntariarem para a experiência poderão impor um expediente de 32, 34 e 36 horas, sem prejuízo de salário para o trabalhador. Mas, já há quem tenha instituído o encurtamento da semana de trabalho antes mesmo do projeto ser lançado pelo governo. É o caso da 360imprimir, gráfica online de referência no mercado em Portugal.  

A empresa é uma das pioneiras ao implementar a semana laboral mais curta e já havia incutido o trabalho 100% remoto. A iniciativa de reduzir a carga laboral teve início a 10 de outubro deste ano de 2022 e será monitorizada trimestralmente, com os seus resultados divulgados para todo o mercado. 

A 360imprimir é, entretanto, uma voz dissonante no mercado português. Segundo um inquérito da Associação Empresarial de Portugal (AEP) divulgado no dia 18 de novembro, 90% dos empresários não aprovam a implementação da semana de quatro dias de trabalho. Para eles, a medida beneficia apenas os trabalhadores e pode gerar impactos negativos nos lucros das empresas. Para o estudo, foram ouvidos 1.130 empresários e apenas 10% deles acreditam que a medida poderá ser muito benéfica e 30% deles dizem que a semana encurtada não beneficiará nenhuma das partes. A redução da jornada de trabalho sem corte salarial é rejeitada por 94% dos entrevistados. 

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.