Mais de 140 mil portugueses já assinaram uma petição pública online em que é reclamada a suspensão das cobranças dos serviços de água, luz e gás, bem como de prestações ou rendas com habitações, durante o período de quarentena/isolamento por causa da pandemia de Covid-19.
O documento faz notar que se vive “um situação inesperada, que exige medidas imediatas, tais como a quarentena” e que “são várias as famílias que terão dificuldades acrescidas em cumprir com o pagamento das suas habitações, assim como de serviços básicos de água, luz e gás”.
A petição sublinha que as famílias não estão em casa por opção própria, mas por força de uma situação que acarreta acréscimo de gastos e diminuição nas remunerações.
“Tendo em conta que não é uma opção mantermo-nos em casa e com isso, vermos diminuída a remuneração e os gastos acrescidos, solicitamos que as entidades competentes suspendam as cobranças dos serviços referenciados, durante o período de quarentena/isolamento”, explica o documento online.
Note-se que o Governo da Madeira decidiu dia 14 de março isentar do pagamento dos valores do consumo da eletricidade e água todos os contribuintes localizados na região, anunciou o presidente do executivo Miguel Albuquerque.
Já o Governo Regional dos Açores ainda não avançou para esta medida.
Em atualização//MM