Domingo, Novembro 24, 2024
InícioEmpresasÍndice de confiança dos vendedores baixou com pandemia

Índice de confiança dos vendedores baixou com pandemia

A produtividade, consistência e disciplina dos agentes comerciais continua a preocupar os líderes de empresas, segundo estudos internacionais publicados.

Nas vendas pós-Covid, uma das preocupações mais urgentes está a ser a eficácia de novas estratégias comerciais implementadas, as re-alocações de recursos e as abordagens táticas que estão a ser testadas.

Estudos como o Peak Sales Recruiting Covid-19 Sales Force Impact Study mostram que, embora hajam variações, a pandemia afetou negativamente os líderes de vendas e as suas equipas.

EVIDÊNCIAS DOS ESTUDOS

Os comerciais usam apenas 34% do seu tempo para vender (estudo Salesforce), numa função que gera um dos mais altos níveis de rotatividade, mais especificamente uma taxa média de 35% comparada com uma taxa de rotatividade média em outros os departamentos de 13% (HubSpot).

A duração média na função de comercial, hoje em dia, é de 1,5 anos comparada com mais de 3 anos em 2010 (The Bridge Group).

Os comerciais com melhor desempenho demoram entre 2 a 3 anos a alcançar o pico da sua quota (Xactly Insights) enquanto 57% dos comerciais não vão conseguir alcançar o seu objetivo de vendas este ano (Salesforce). 

Contratar, integrar, treinar e tornar um comercial produtivo é um exercício extremamente dispendioso em termos de tempo e custo financeiro para as empresas. Na verdade, custa mais de USD $ 115.000 para substituir um comercial (Xactly corporation).

Além do custo financeiro, um estudo recente de Robert Half constatou que 95% dos executivos financeiros entrevistados disseram que fazer uma má contratação decididamente afeta o moral da equipa.

Com 15% dos entrevistados em lay-offs, mais de 45% não se sentem confiantes em relação à segurança no trabalho. Mais de 60% afirmaram que sua saúde mental foi afetada negativamente.

“Estas evidências requerem novas abordagens de gestão concentradas nos níveis de saúde mental e satisfação no trabalho dos indivíduos, como formas principais de melhorar o desempenho de vendas”, explica a especialista em vendas B2B Helga Saraiva-Stewart.


“Ao longo dos últimos anos, as organizações de vendas B2B em Portugal têm procurado respostas sérias para grandes desafios nas vendas que ameaçam reprimir a sua competitividade e colocar em risco a sua sustentabilidade futura em mercados altamente rentáveis ou sofisticados”, justifica a responsável pela organização do evento Sales Shaker 2020 dedicado às vendas, este ano, totalmente digital.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category