A aplicação móvel Stayaway Covid, que permite rastrear eventuais contactos com pessoas infetadas com Covid-19, foi apresentada, esta terça-feira, no Porto, mas conta já com mais de 80 mil utilizadores.
A partir da app Stayaway Covid, cada utilizador que tenha testado positivo à Covid-19 poderá inserir o código do teste na aplicação. Após validação da Direção-Geral da Saúde, a aplicação irá alertar outros utilizadores que tenham estado próximos do utilizador infetado durante um mínimo de 15 minutos, sem revelar a identidade.
Presente na apresentação, o primeiro-ministro, António Costa, alertou que as pessoas “não devem ter medo da aplicação”, já que “cada pessoa decide se informa ou não informa”.
“Só se pode dar o alerta de contaminação com um código que só um médico pode fornecer”, ressalvou, acrescentando que é “um dever cívico” descarregar a aplicação.
A app, aprovada pelo Governo, foi desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e será também possível integrá-la com as de outros países europeus que funcionem neste modelo. Está disponível para download através da App Store e da Play Store.