Foi na passada semana que nasceu, em Leiria, a rede de Aceleração e Inovação Agrícola – AIA. A iniciativa é organizada pela Startup Leiria em parceria com a Câmara Municipal de Leiria e com o Politécnico de Leiria (IP Leiria).
Com esta rede, o objetivo é criar programas e atividades capazes de dinamizar o setor primário, “estimulando a I&D e a comercialização rápida de novos projetos e tecnologias”.
Segundo a nota de imprensa, esta rede nasce com a missão de “reforçar a ligação entre vários players do mundo académico, da investigação, centros de transferência de conhecimento, empresas e entidades públicas”, de modo a dinamizar o setor.
O evento, que lançou a rede de Aceleração e Inovação Agrícola, decorreu no passado dia 4 de junho, em Leiria, e contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho.
A celebração foi organizada pela Startup Leiria, em colaboração com a Câmara Municipal de Leiria e o Politécnico de Leiria. Contou com a presença de dez entidades da região “que juntaram esforços e que vêm trabalhando para ver nascer uma nova rede de cooperação, que vai permitir a criação e desenvolvimento de novo modelos de negócio de base agrícola e rural”, pode ler-se no comunicado enviado.
Para Vítor Ferreira, o diretor-geral da Startup Leiria, esta “rede de inovação agrícola é um projeto único e inovador, que visa unir parceiros que estavam dispersos, em prol de inovação tecnológica, sustentabilidade e inserção social”. Garante que “cada parceiro traz conhecimentos e experiência que vão permitir acelerar os projetos agrícolas do fundo, intensivos em conhecimento e social/ambientalmente responsáveis”.