Home / Elisabete Jacinto / “A motivação faz a diferença entre equipas vencedoras ou não” – Elisabete Jacinto
PME Mag Apresentação (Jan 2022) elisabete jacinto
Elisabete Jacinto marcou presença na apresentação da PME Magazine (Foto: João Filipe Aguiar)

“A motivação faz a diferença entre equipas vencedoras ou não” – Elisabete Jacinto

Por: Sara Fonseca

Hoje, o trabalho de equipa, espírito de liderança e a resiliência são temas cada vez mais discutidos, e, como tal, contámos com Elisabete Jacinto, a piloto de todo-o-terreno com mais títulos em Portugal, para nos dar o seu testemunho sobre a sua experiência enquanto líder da sua equipa, no lançamento da edição de janeiro da PME Magazine, que decorreu esta quarta-feira, 19 de janeiro, na Nova SBE, em Carcavelos.

Elisabete Jacinto salientou que a motivação, o compromisso, o clima de confiança, as boas competências, sentido de responsabilidade coletiva e também individual, organização, haver sentido de urgência e também um clima de superação são os aspetos fulcrais para que haja um bom trabalho de equipa. Acrescentou, ainda, que é necessário haver “foco no objetivo e um foco muito grande na tarefa” para o trabalho final ser bem-sucedido.

A piloto de todo-o-terreno sublinhou: “No princípio da minha carreira, tinha o descrédito das pessoas que trabalhavam comigo por ser mulher”.

Assim, a piloto aprendeu que para levar a cabo uma equipa “não é preciso apenas liderar, mas sim também ter em conta as diferenças de género” e perceber que a complementaridade entre homens e mulheres é uma grande realidade positiva.

No que toca à palavra liderança, Elisabete Jacinto afirmou que a mesma, tendo em conta a fase em que a equipa se encontra, deve ser baseada na delegação, ou na orientação e persuasão, ou ter um estilo mais diretivo.

Durante o seu testemunho, Elisabete Jacinto, explicou que a sua equipa é constituída por seis pessoas e, de momento, contam com dois camiões, um de corrida, um camião de série, que foi modificando ao longo do tempo para se tornar mais competitivo, que geralmente vai quase vazio, e um de assistência com todo o material necessário organizado, que apenas anda por estrada e leva três elementos da equipa.

“Os maiores objetivos enquanto equipa são os resultados desportivos e ter uma imagem mediática para conseguirmos obter financiamento de empresas publicitárias”, frisou também.