Por: Natacha Pereira, diretora da Lisbon Digital School e membro do júri dos prémios Social CEO
A liderança é determinante na estratégia em contexto digital, com a imprevisibilidade, flexibilidade e versatilidade que caracterizam este ecossistema, ligando a organização aos colaboradores.
Qualquer organização deve ter como prioritário desenhar estratégias que promovam a eficácia na liderança em contexto remoto e ofereçam vantagens diferenciadoras e disruptivas.
A pandemia fez-nos questionar o modelo tradicional do ecossistema das empresas e seus recursos e foi a oportunidade para evoluirmos num sentido que seria inevitável e mais produtivo.
Organizações que não estejam neste estado de maturidade e de transformação digital não vão resistir. Estão obsoletas e não vão conseguir atrair talento nem reter o existente.
E este é um tema crítico no nosso mercado actual.
Precisamos de atrair e reter talento que nos ajude a inovar e a entregar valor aos clientes, permitindo às marcas acompanhar as exigências do mercado, numa procura constante de inovação e competitividade.
Uma liderança digital é integrada, centra-se na transformação digital com foco na experiência das suas pessoas. E só assim consegue ser relevante.
Numa liderança digital, o foco continua a estar nas pessoas, apenas com uma nova interação através de processos tecnológicos, nos quais se deve investir e apostar para tornar a comunicação mais eficaz.
Uma oportunidade para as empresas evoluírem e fazerem aquele processo de transformação digital tão necessário e que acompanhe as exigências de todos os seus stakeholders: clientes, colaboradores, fornecedores, etc.
Na Lisbon Digital School, temos acompanhado este processo e desafios das empresas com lideranças digitais, sendo o nosso contributo a qualificação das pessoas, a capacitação digital, permitindo uma vantagem competitiva no mercado: com recursos preparados para assumir a mudança e a necessidade de digitalização das empresas.
A transformação tem de ser também individual e deverá ser inspiradora.
São os líderes das organizações que deverão começar esta jornada investindo na sua requalificação e das suas equipas, para que consigam acompanhar as exigências do mercado, numa procura constante de inovação e competitividade e diferenciação no mercado onde atuam.
A liderança digital é o modelo de gestão mais eficaz, atua como elemento agregador e garante o alinhamento entre cultura, estratégia, negócio e competências das pessoas e equipas. Porque responde às necessidades atuais. É um modelo vencedor.